domingo, 29 de julho de 2012

Jogos vorazes - Resenha.

Reações: 
Olá pessoal, aqui é o Fabricio e venho postar a resenha do famoso livro jogos vorazes, primeiro livro da trilogia homônima, escrita por Suzanne Collins e lançada pela Rocco aqui no Brasil.




No futuro, a América do norte já não existe mais, em seu lugar existe uma nação chamada Panem, essa nação consiste em uma capital rodeada por doze distritos, os distritos são todos muito empobrecidos, principalmente o distrito 12, os distritos trabalham para manter a capital rica.

Antigamente a capital era rodeada por 13 distritos, só que eles se rebelaram contra a capital cansados de toda a injustiça, mas a capital era mais forte e venceu a guerra na qual o distrito 13 foi totalmente bombardeado e destruído, hoje em seu lugar existem apenas destroços tóxicos.

A capital queria provar que comandava os distritos com punho de ferro e que outra guerra não iria adiantar, então eles criaram os jogos vorazes, que consiste no seguinte: cada distrito tem que oferecer através de um sorteio, um garoto e uma garota, denominados tributos que são levados até a capital para serem treinados na arte da sobrevivência para que assim sejam colocados juntos em uma arena para que lutem até a morte até que no final reste apenas um.

Katniss Everdeen, é uma jovem de 16 anos do carente distrito 12 que se aventura nos limites proibidos do distrito caçando para assim manter o sustento de sua família.
No dia da colheita, o dia em que é sorteado o par do distrito 12 para irem para os jogos a irmã de Katniss, a Prim acaba sendo sorteada, Katniss sabe que sua irmã não teria chances na arena e acaba se oferecendo para ir no lugar dela.

Assim Katniss junto com o tributo masculino Peeta Mellark são levados para a capital e tratados como reis antes de serem  jogados numa arena para lutarem até a morte.

Então vamos a minha opinião sobre o livro, simplesmente AMEI! Me sentia nervoso em cada momento do livro, afinal a capital tratava os tributos como celebridades, mas isso era só uma forma iludida de mostrar o quanto eles iriam sofrer na arena.
Em meio a tantas entrevistas e apresentações Katniss tem que treinar para se sair bem na arena e quem sabe sobreviver, o que vai ser muito difícil, afinal o distrito 12 ganhou apenas 2 vezes os jogos, e olha que essa é a 74° edição, quem geralmente ganham são os tributos carreiristas dos distritos 1,2 e 4.

Uma coisa que não gostei foi a narrativa acelerada de Suzanne Collins, está certo que livro nenhum deve ter enrolação, odeio enrolação nos livros, mas no caso de jogos vorazes a autora contou muito rápido os acontecimentos, nem explicou muito bem como funcionava os jogos, as entrevistas e a própria Panem, e em determinados momentos senti a ausência de detalhes na descrição dos lugares.
Então fica meu conselho, assim como eu fiz,  assista primeiro o filme para pelo menos ter uma base do livro e entender as coisas melhor.
Eu entendi tudo claro! Mas leitores menos experientes, que não estão acostumados a livros tão impactantes com certeza não irão entender nada, afinal se não bastasse a pouca explicação, nem a própria sinopse do livro explica as coisas direito.

Mas essa é a única coisa negativa que tenho a falar sobre o livro, o restante é perfeito, os personagens são cativantes, o triangulo amoroso entre Katniss, Peeta e Gale não é tão meloso e eu realmente aprendi a odiar a capital.

Outra coisa que gostei bastante no livro, foi que para uma história repleta de mortes, a autora não poupou a crueldade, os tributos iam morrendo na arena de formas cruéis, seja sendo mortos pelo tributos, ou morrendo naturalmente de fome ou insolação, ou frio.

Então aposto que você conhece jogos vorazes, então se não leu ainda ta esperando o que? Leia agora!

5 comentários:

  1. Jogos Vorazes pra que te quero tanto? Estou louca para ler o livro,mas pretendia ler o livro antes do filme,mas já que você deu a dica,resta ver o filme antes né? haha,detesto ficar boiando...
    sua resenha ficou bem legal.

    strawberrydelivrosefilmes.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Sério que você achou a narrativa rápida demais? Eu achei na medida certa. Tá certo que eu também vi o filme primeiro, mas eu gostei.
    Adorei esse livro, mesmo!

    Um beijo,
    Luara - Estante Vertical

    ResponderExcluir
  3. Comprei este livro a poucos dias, e finalmente vou ler.

    Parabéns pela resenha, um triangulo amoroso sempre ajuda.


    Bjos!!
    Cida
    Moonlight Books
    @c_i_d_a

    ResponderExcluir
  4. Realmente não sei o que estou esperando para ler esse livro, assisti ao filme e gostei muito! Com certeza o livro é melhor que o filme. Gostei da resenha :)

    http://entrepaginasdelivros.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Eu gostei de livro ter sido contado rápido, com acontecimentos um atras do outro, talvez por que eu já estou acostumada com esse ritmo de leitura. Porém em um ponto concordo com você a descrição de lugares ficou muito vago deixando que cada um que lesse entendesse da sua forma, levei um choque quando assistir o filme depois que li o livro por que muitas coisas eram bem diferentes do que eu imaginava.

    ResponderExcluir