sábado, 6 de outubro de 2012

Resenha: O iluminado por Stephen King


  • Livro: O iluminado
  • Autor: Stephen King
  • Selo: Editora Objetiva
  • Ano de estréia: 1977
  • Páginas: 314
  • Assunto: Terror
  • Área principal: Ficção
  • ISNB: 857302203




Sinopse: Danny é um garoto telepata e sensível a forças sobrenaturais. Ele é filho de Jack Torrance, um escritor que destruiu sua vida e a de sua família por causa do alcoolismo, e inclusive quebrou o próprio braço do filho, quando ele tinha apenas 3 anos de idade. Tentando reconstruir sua família  ele aceita trabalhar como zelador de inverno no grande, isolado e fantasmagórico resort hotel Overlook. Jack muda-se para lá com sua esposa, Wendy, e seu filho, pretendendo provar à todos que se tornou uma pessoa livre do alcoolismo e responsável. Após a chegada da família  Danny conhece o chef do hotel, Dick Hallorann, que também possui a mesma habilidade de telepatia e sensibilidade a forças sobrenaturais dele, à qual o avô de Dick costumava chamar de Iluminação. O chef fala sobre a natureza sinistra do hotel, pede para que Danny evite o quarto 217 a todo custo, e fala que se ele tiver algum problema, dê uma chamada telepática. Danny tem premonições perigosas do hotel para a sua família  já que o lugar carrega forças sobrenaturais malignas. O menino começa à ver fantasmas e coisas assustadoras do passado desse lugar. Ele não diz aos seus pais, pois o trabalho de Jack tem grande importância pra ele e para o futuro de sua família  Com a dificuldade de possuir Danny, o hotel possui Jack, tirando a sua vontade de trabalhar. Agindo de forma estranha, o fantasma que possui o corpo de Jack passa a querer matar Wendy e Danny. Contra o marido, Wendy e seu filho, com a ajuda de Dick, batalham para conseguir sobreviver do fantasma que está dentro dele.


Minha opinião: Bom, essa é a minha primeira resenha no blog, então decidi escolher a obra que eu li mais recentemente que foi O iluminado, um livro de um dos meus autores favoritos, Stephen King.
 Como muitas pessoas já sabem, Stephen King é um dos escritores mais aclamados do mundo todo, principalmente por seus livros que causam à cada página uma nova onda de pânico em seus leitores.
 Com O iluminado não foi diferente, ele também é um livro de terror, assim como a maioria das obras do autor. Desde o começo, o livro têm uma certo "encanto" que te prende a ele, fazendo com que você fique impulsivamente lendo-o sem parar até a última página.
 Talvez eu não leria novamente, mas não que seja um livro ruim, muito pelo contrário, ele é um livro muito bom, mesmo; no entanto, ele é o tipo de livro que faz com que você se vire para trás, temendo que alguém esteja te vigiando a cada momento. Isso mesmo, ele provoca certo transtorno na mente do leitor, certa onda de pânico (eu inclusive fechei os livros várias vezes. E fiquei até mesmo com medo de andar pelo corredor da minha própria casa).
 O garoto do livro, o Danny, é tipo de garoto o qual eu "jamais" pretenderia ver em toda minha vida! Por mais inocente, ele transmite um ar sobrenatural que causa no leitor um certo desconforto e também vários calafrios. O mesmo acontece com Dick, que em certo ponto do livro, mostra-se um perfeito exemplo-humano do próprio diabo!
 Enfim, para terminar essa resenha não devo deixar de dizer que O iluminado é um livro extremamente medonho, mas ao mesmo tempo contagiante. A história é tão excelente, que além de causar muito medo em quem o lê, promove também aquele friozinho no estômago, enquanto despercebidamente você se pega tremendo diante do livro e ouvindo barulhos vindos da sua mente (ou sabe-se lá de onde).


10 comentários:

  1. Esse livro é muitooooooooooo bom senti a msema coisa que voce falou ai na resenha, da mesmo muito medo e muito frio na barriga rsrs. Resenha legal, parabéns!!!!!! BEIJOS, CAMILA.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito bom mesmo Camila. Obrigado, fico feliz em saber que gostou!!! Beijos ;D
      [Vítor Guimarães]

      Excluir
  2. Q resenha massa.. eu q n li fiquei com medo rsrsrs... tem tanta gente falando dos livros de Stephen King esse dias q até to com vontade de lê algum para conferir!

    Quem sabe não comece com esse?! Linda resenha Vítor.. parabéns my dear!

    xero
    http://sonhosliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rsrs, leita sim Roberta, em momento algum você vai se arrepender; os livros do Stephen King são "muito bons"!!! Valeu pelo elogio, beijo.

      [Vítor Guimarães]

      Excluir
  3. Vi uma resenha sobre esse livro e fiquei bem curiosa.
    Acho que já li algum livro desse autor, mas não lembro qual agora rs.
    Reparei que mudou o layout, ficou lindo.
    Resenha - Toda Sua
    Passa lá!
    Manuscrito de Cabeceira
    Bjs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lauri, um conselho caso queira ler esse livro: não leia sozinha em casa! kkk
      É sim, o visu mudou. Fico feliz que tenha gostado ;D
      Pode deixar, vou dar uma passada lá.
      Beijos.

      [Vítor Guimarães]

      Excluir
  4. Estou louca para ler esse livro.
    King é um gênio. Tudo o que ele faz é sensacional.
    Ótima escolha para a primeira resenha :)
    Beijinhos,
    http://fulanaleitora.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo com você Kezia, ele é mesmo muito foda!
      Obrigado por ter lido, em breve vou postar mais resenhas do Stephen *-*
      Beijos!

      [Vítor Guimarães]

      Excluir
  5. Vitor, não vou te enganar não mas passei pelas mesmas sensações quando li esse livro. Este não é um gênero que gosto de ler, mas a história é realmente surpreendente, fiquei com em estado de pânico em algumas partes kkk. Tenho em casa outros livros do Stephen King ( A espera de um milagre, Cristine e Insônia) mas até agora não tive coragem de ler. Parabéns pela resenha. Muito boa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rsrs, realmente, dá muito medo! Eu já li À espera de um milagre e Christine, e são muito bons! Christine é voltado um pouco pro lado do terror, mas À espera de um milagre já é mais um drama (chorei horrores com ele kkk), talvez você já tenha visto o filme, é mais ou menos aquele esquema mesmo.
      Obrigado pro ter lido e fico feliz que tenha gostado!
      Beijos!

      [Vítor Guimarães]

      Excluir