sábado, 6 de outubro de 2012

Resenha: O iluminado por Stephen King


  • Livro: O iluminado
  • Autor: Stephen King
  • Selo: Editora Objetiva
  • Ano de estréia: 1977
  • Páginas: 314
  • Assunto: Terror
  • Área principal: Ficção
  • ISNB: 857302203




Sinopse: Danny é um garoto telepata e sensível a forças sobrenaturais. Ele é filho de Jack Torrance, um escritor que destruiu sua vida e a de sua família por causa do alcoolismo, e inclusive quebrou o próprio braço do filho, quando ele tinha apenas 3 anos de idade. Tentando reconstruir sua família  ele aceita trabalhar como zelador de inverno no grande, isolado e fantasmagórico resort hotel Overlook. Jack muda-se para lá com sua esposa, Wendy, e seu filho, pretendendo provar à todos que se tornou uma pessoa livre do alcoolismo e responsável. Após a chegada da família  Danny conhece o chef do hotel, Dick Hallorann, que também possui a mesma habilidade de telepatia e sensibilidade a forças sobrenaturais dele, à qual o avô de Dick costumava chamar de Iluminação. O chef fala sobre a natureza sinistra do hotel, pede para que Danny evite o quarto 217 a todo custo, e fala que se ele tiver algum problema, dê uma chamada telepática. Danny tem premonições perigosas do hotel para a sua família  já que o lugar carrega forças sobrenaturais malignas. O menino começa à ver fantasmas e coisas assustadoras do passado desse lugar. Ele não diz aos seus pais, pois o trabalho de Jack tem grande importância pra ele e para o futuro de sua família  Com a dificuldade de possuir Danny, o hotel possui Jack, tirando a sua vontade de trabalhar. Agindo de forma estranha, o fantasma que possui o corpo de Jack passa a querer matar Wendy e Danny. Contra o marido, Wendy e seu filho, com a ajuda de Dick, batalham para conseguir sobreviver do fantasma que está dentro dele.


Minha opinião: Bom, essa é a minha primeira resenha no blog, então decidi escolher a obra que eu li mais recentemente que foi O iluminado, um livro de um dos meus autores favoritos, Stephen King.
 Como muitas pessoas já sabem, Stephen King é um dos escritores mais aclamados do mundo todo, principalmente por seus livros que causam à cada página uma nova onda de pânico em seus leitores.
 Com O iluminado não foi diferente, ele também é um livro de terror, assim como a maioria das obras do autor. Desde o começo, o livro têm uma certo "encanto" que te prende a ele, fazendo com que você fique impulsivamente lendo-o sem parar até a última página.
 Talvez eu não leria novamente, mas não que seja um livro ruim, muito pelo contrário, ele é um livro muito bom, mesmo; no entanto, ele é o tipo de livro que faz com que você se vire para trás, temendo que alguém esteja te vigiando a cada momento. Isso mesmo, ele provoca certo transtorno na mente do leitor, certa onda de pânico (eu inclusive fechei os livros várias vezes. E fiquei até mesmo com medo de andar pelo corredor da minha própria casa).
 O garoto do livro, o Danny, é tipo de garoto o qual eu "jamais" pretenderia ver em toda minha vida! Por mais inocente, ele transmite um ar sobrenatural que causa no leitor um certo desconforto e também vários calafrios. O mesmo acontece com Dick, que em certo ponto do livro, mostra-se um perfeito exemplo-humano do próprio diabo!
 Enfim, para terminar essa resenha não devo deixar de dizer que O iluminado é um livro extremamente medonho, mas ao mesmo tempo contagiante. A história é tão excelente, que além de causar muito medo em quem o lê, promove também aquele friozinho no estômago, enquanto despercebidamente você se pega tremendo diante do livro e ouvindo barulhos vindos da sua mente (ou sabe-se lá de onde).


11 comentários:

  1. Esse livro é muitooooooooooo bom senti a msema coisa que voce falou ai na resenha, da mesmo muito medo e muito frio na barriga rsrs. Resenha legal, parabéns!!!!!! BEIJOS, CAMILA.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito bom mesmo Camila. Obrigado, fico feliz em saber que gostou!!! Beijos ;D
      [Vítor Guimarães]

      Excluir
  2. Q resenha massa.. eu q n li fiquei com medo rsrsrs... tem tanta gente falando dos livros de Stephen King esse dias q até to com vontade de lê algum para conferir!

    Quem sabe não comece com esse?! Linda resenha Vítor.. parabéns my dear!

    xero
    http://sonhosliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rsrs, leita sim Roberta, em momento algum você vai se arrepender; os livros do Stephen King são "muito bons"!!! Valeu pelo elogio, beijo.

      [Vítor Guimarães]

      Excluir
  3. Vi uma resenha sobre esse livro e fiquei bem curiosa.
    Acho que já li algum livro desse autor, mas não lembro qual agora rs.
    Reparei que mudou o layout, ficou lindo.
    Resenha - Toda Sua
    Passa lá!
    Manuscrito de Cabeceira
    Bjs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lauri, um conselho caso queira ler esse livro: não leia sozinha em casa! kkk
      É sim, o visu mudou. Fico feliz que tenha gostado ;D
      Pode deixar, vou dar uma passada lá.
      Beijos.

      [Vítor Guimarães]

      Excluir
  4. Estou louca para ler esse livro.
    King é um gênio. Tudo o que ele faz é sensacional.
    Ótima escolha para a primeira resenha :)
    Beijinhos,
    http://fulanaleitora.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo com você Kezia, ele é mesmo muito foda!
      Obrigado por ter lido, em breve vou postar mais resenhas do Stephen *-*
      Beijos!

      [Vítor Guimarães]

      Excluir
  5. Vitor, não vou te enganar não mas passei pelas mesmas sensações quando li esse livro. Este não é um gênero que gosto de ler, mas a história é realmente surpreendente, fiquei com em estado de pânico em algumas partes kkk. Tenho em casa outros livros do Stephen King ( A espera de um milagre, Cristine e Insônia) mas até agora não tive coragem de ler. Parabéns pela resenha. Muito boa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rsrs, realmente, dá muito medo! Eu já li À espera de um milagre e Christine, e são muito bons! Christine é voltado um pouco pro lado do terror, mas À espera de um milagre já é mais um drama (chorei horrores com ele kkk), talvez você já tenha visto o filme, é mais ou menos aquele esquema mesmo.
      Obrigado pro ter lido e fico feliz que tenha gostado!
      Beijos!

      [Vítor Guimarães]

      Excluir
  6. Oi adorei.. muito obrigado, amei a maneira que vc usou para descrever essa resenha...me fez se interessar pelo
    livro....mas vc já leu o livro reverso escrito pelo autor Darlei... se trata de
    um livro arrebatador...ele coloca em cheque os maiores dogmas religiosos de
    todos os tempos.....e ainda inverte de forma brutal as teorias cientificas
    usando dilemas fantásticos; Além de revelar verdades sobre Jesus jamais
    mencionados na história.....acesse o link da livraria cultura e digite
    reverso...a capa do livro é linda

    www.livrariacultura.com.br/scripts/resenha/resenha.asp?

    ResponderExcluir