sábado, 20 de outubro de 2012

Comparando histórias #1: Um amor para recordar


 Ao longo dos tempos, uma grandiosa história de amor veio conquistando o mundo. Isso mesmo, estou falando da comovente história de Landon e Jamie, personagens fictícios criados por Nicholas Sparks para o livro Um amor para recordar.
 É correto afirmar que 99% de pessoas ao redor do mundo já viram o filme e se emocionaram com essa arrebatadora história de amor verdadeiro e eterno.
 Porém, o que muitos não sabem é que a adaptação da história para as telonas não foi tão fiel assim ao livro criado pelo romancista tão aclamado hoje em dia que é Nicholas Sparks.




Características

O filme: Como muitos sabem, o filme Um amor para recordar trás a história de Landon, um jovem problemático que se apaixona por Jamie, uma garota estudiosa e simples a medida do possível; ambos completamente diferentes um do outro. Quando finalmente se entregam ao amor, uma controversa de sentimentos surgem em suas vidas no momento em que Landon descobre o impensável: Jamie tem Leucemia.
 Agora, tudo que resta a ele é ama-la o máximo possível nesse período tão doloroso enquanto espera a sua partida.











O livro: Já o livro nos trás algo um pouco diferente da adaptação. Quem nos conta a história é um Landon já idoso com seus cinqüenta e tantos anos. Ele narra o momento da sua juventude em que se apaixona por Jamie, a garota mais simples do colégio naquela época.
 Os dois se aproximam pela primeira vez no instante em que Landon a convida para o baile da escola, já que ela é a única garota que lhe resta como opção. A partir daí, Jamie se demonstra achegada ao garoto, tanto que o convida para fazer parte da peça de teatro que seu pai está organizando para o natal. E é aí que tudo começa a acontecer.
 Depois de algum tempo já namorando, Jamie surge com a notícia tão amedrontadora, e a partir daí as coisas começam a piorar.




Veja abaixo o trailer do filme



Curiosidade: O filme é um romance de acordo com o século 21; já a história narrada pelo Landon do livro se passa na década de 1950.


Minha opinião: Definitivamente não sei como identificar qual das duas obras é a melhor. Na minha opinião, Um amor para recordar o filmeUm amor para recordar o livro contém histórias completamente distorcidas. O filme contém uma enxurrada de características que o livro não apresenta, como telescópios, cemitérios e uma peça escolar. O livro em si é algo mais casual, mais simples que o filme. Porém, ambas histórias me surpreenderam e me fizeram chorar, devido ao modo como se passam.
 Nicholas Sparks é um gênio definitivamente, principalmente por criar uma história tão maravilhosa quanto a do livro. Já Adam Shankman (o diretor do filme) foi extremamente fantástico ao acrescentar, mudar e distorcer a história para encaixá-la de acordo com a sua adaptação. Não vejo motivos para gosta mais de uma que da outra; ambas são dignas de 5 estrelas.


Leia o primeiro capítulo do livro:


Me adicione nas redes sociais:



18 comentários:

  1. Oie!

    Só fui saber que "Um amor para recordar" (o filme) era baseado em um livro, muito tempo depois de assisti-lo. É um filme bonito, mas não achei tudo isso que o pessoal fala, sabe? Muitas pessoas me contaram que se debulharam em lágrimas e eu nem senti tudo isso. Fiquei me sentindo uma estranha e sem coração, HAHAHAHAHAHA.

    Não sabia que o livro era tão diferente, pensei que fosse praticamente a mesma coisa. Bom saber!

    Bjins

    www.dicasoutravessuras.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Kkk, bom, eu já me emocionei bastante quando eu assisti.
      Pois é Fran, o livro é MUITO diferente, mas emociona muito.
      Ushauhasushus Eu ri com o "Fiquei me sentindo uma estranha e sem coração".
      Beijos.
      Obs: Blog da hora Fran, curti!

      [Vítor Guimarães]

      Excluir
  2. eu gostei do filme, como ainda nao li o livro nao tenho como comparar, mas gostei da sua comparaçao. ^^

    ResponderExcluir
  3. O filme é muito bom Alice, gostei muito também. Fico feliz que gostou da postagem.
    Beijos.

    [Vítor Guimarães]

    ResponderExcluir
  4. Os dois são muito legais. Eu adoro tanto o filme quanto o livro, são perfeitos. Prefiro encará-los como produções "independentes", sem comparações.

    Um beijo,
    Luara - Estante Vertical

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Luara, parabéns! Dedução perfeita, penso exatamente igual você. Também acho que deveriam ser encarados como produções independentes kkk
      Quero aproveitar pra dizer que eu curto muito seu canal no YouTube, seus vídeos são muito fodas!
      Beijos.

      [Vítor Guimarães]

      Excluir
  5. Olá, eu já assisti milhares de vezes um amor para recordar, e todas as vezes eu me emociono! Adoro essa história, fui saber da existência do livro muito depois e até agora não li, não sabia que tinha tantas diferenças assim, pretendo ler esse livro ainda ^^

    Jéssica - Strawberry de livros e filmes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O filme é muito emocionante, Jéssica. Já chorei várias vezes assistindo ele também.
      E sim, o livro e o filme contém MUITAS diferenças. Leia assim que possível, porque é tão bom quanto o filme!

      [Vítor Guimarães]

      Excluir
  6. Bom, me atirem as pedras, não gostei de Um Amor pra Recordar. Desculpem adoro historias do tipo mas esta infelizmente nao me agradou kkk

    tem promo no meu blog
    http://www.sonhosresenhas.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sérião? O.o Cara, isso é possível? Kkk
      Você foi a primeira pessoa no mundo que me disse isso. Ouw, seu caso é raríssimo kkk.
      Mas enfim, gosto não se discuti. Mesmo assim, valeu pela visita e volte sempre ;D

      [Vítor Guimarães]

      Excluir
  7. Foi o primeiro livro que li do Nick Sparks... n preciso dizer que choreiiiiii acho q dias... rsrsrs.. o filme então não posso nem comentar pois ainda me deixa com o peito subindo e descendo de tanta emoção!

    Acho que mesmo não tendo tudo sincronizado entre filme e livro... como dificilmente vai ter, acredito que ambos conseguiram se unir perfeitamente. Sei q tem muitas pessoas que não concordam... mas o importante é trazer a vida personagens tão emocionantes como foi esses que Nick criou!

    Adorei o post!

    bjkas

    Roberta Sheyler
    http://sonhosliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Foi o primeiro que eu li dele também, Roberta \o/
    Devo admitir que também chorei horrores com ele. Realmente é muito emocionante.
    E vendo pelo seu lado de vista, você tem razão; nenhum livro jamais receberá uma adaptação tão bem programada como a obra literária. Mas com toda certeza, Um amor para recordar trouxe para o filme toda a emoção que os personagens criados por Nicholas Sparks vivem no livro.
    Fico feliz que gostou do post. Volte sempre ;D
    Um grande beijo!

    [Vítor Guimarães]

    ResponderExcluir
  9. AAH sou meio suspeita pra falar porque eu sou apaixonada por Nicholas Sparks e por esse filme completamente fofo ♥
    Não foi o primeiro livro que eu li dele - foi Querido John - mas choro litros toda vez que vejo o filme ou leio o livro rsrs
    Amei seu blog!
    Não conhecia seu blog mas adorei (;
    Um beeeijo!
    Pâm
    http://interruptedreamer.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nicholas Sparks é "o cara" na minha opinião, Pâm. Já li Querido John e realmente é um máximo - aliás, todos do Nicholas são.
      Fico feliz que tenha gostado do blog! Seja muito bem-vinda!
      Outro beijo!!!

      [Vítor Guimarães]

      Excluir
  10. Amei o filme é lindo e pretendo ler logo o livro, eu já sabia que era diferente tenho uma amiga que esta lendo e me contando tudo rsrs mas vou ler assim que terminar a minha pequena lista hehe

    bjos

    ResponderExcluir
  11. O filme é mesmo muito lindo Taty. Eu já nem imaginava que eram diferente, realmente me surpreendi kkk. Quando terminar de ler, dê uma passada aqui e diga o que você achou, pode ser? Kkk
    Creio que assim como você eu também preciso terminar a #MinhaPequenaLista AOKASOKSAOSK

    Beijos.

    [Vítor Guimarães]

    ResponderExcluir
  12. Gostei muito da comparação! Eu amo o filme, realmente o diretor foi fantastico, já o livro sou suspeita pra falar pois amo demais o Sparks, e concordo plenamente que não há como escolher uma ou outra, as duas são dignas de 5 estrelas *-*
    beijos

    http://leitorapaixonada19.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que tenha gostado Jhully. Realmente, o diretor foi maravilhoso, fantástico e espetacular. Sou muito fã do Nicholas também e devo admitir que dizer que o filme é melhor que o livro não seria legal, já que o autor criou algo tão extraordinário que não merece ao menos um ponto negativo sequer. Nicholas Sparks é um autor 5 estrelas!
      Beijos!

      [Vítor Guimarães]

      Excluir