domingo, 26 de agosto de 2012

Os 13 porquês - Resenha

Olá nadadores, aqui é o Fabricio e venho resenhar o livro único Os 13 porquês escrito por Jay Asher e lançado pela editora Ática aqui no Brasil.

Ao chegar da escola em uma tarde, Clay Jensen, encontra na porta de casa um pacote vindo do correio, ele desembrulha e dá de cara com uma caixa de sapatos, na caixa existem 7 fitas.
Sem fazer ideia do que é, ele coloca a primeira fita no rádio antigo que tinha na garagem de casa, play a voz de Hannah Baker invade o recinto.

O mais estranho é que alguns dias atrás, Hannah havia cometido suicídio, overdose por remédios, e as fitas contém os 13 motivos que a levaram a dar fim a própria vida.
Clay fica desesperado, em qual fita ele estaria? Qual motivo ele seria? O que ele fizera a Hannah?
Está certo, eles haviam se beijado numa festa a alguns dias antes de ela se suicidar mas aquilo o colocava na lista de motivos?

A regra é clara, cada motivo é uma pessoa, e depois de ouvir todas as fitas, você deve passa-las adiante, para a próxima pessoa que contribuiu para a morte de Hannah.
E se todos não obedecerem as regras feitas pela falecida Hannah, um segundo conjunto de fitas será revelado para todas as pessoas da escola e todos irão saber os segredos sujos que as pessoas nas fitas guardam.

Clay então vai até a casa de seu amigo Tony e rouba um Walk-man de lá e começa a vagar pelas silenciosas, desertas e frias ruas de sua cidade enquanto a voz de Hannah inunda seu ouvido contanto sua triste trajetória no período curto em que esteve viva.

Então, dando inicio a essa resenha, queria dizer que com certeza o livro entrou na minha lista de favoritos, a ideia do autor foi muito original, ele pegou um tema polêmico como o suicídio e o narrou na forma de uma história para adolescentes.

Sem contar que todas os motivos que levaram Hannah a morte foram originais, com certeza se eu tivesse passado pelo que ela passou - Talvez eu esteja passando pelo que ela passou - Eu teria dado cabo da minha vida sim. Mas relaxem, não vou me matar, pelo menos ainda não HAHA, eu tenho medo de morrer.

A todo instante em que eu virava as paginas eu sentia um misto de emoções, eu não sabia se amava ou odiava a Hannah, eu não sabia se as pessoas que a levaram ao suicídio eram boas ou más, eu não sabia o que Clay havia feito para ela para que ela tivesse ingerido os remédios e tivesse se matado.

Eu ficava inconsolavelmente desejando que ela estivesse viva, sei lá, estivesse forjando a própria morte, mas não estava, Hannah estava morta e eu conheci sua triste vida, desde a primeira página eu já sabia que ela estava morta mas continuava desejando que ela estivesse viva...

Foi triste terminar a leitura, o final foi tão deprimente e repentino que com certeza vou ficar pensando na história por um bom tempo, e no final ainda tem uma pequena entrevista com o autor, que eu li e valeu muito a pena.

E quero deixar um aviso, o livro é um suspense/romance, então não espere por cenas de luta e ação pois nada disso acontece, a única coisa que vai acontecer vai ser as lágrimas escorrendo pelo seu rosto assim como aconteceu comigo, caso você se identifique com a situação, ou pelo menos ache a história de Hannah triste.

Ah e tenho uma noticia super-legal para vocês, o livro vai virar filme, com Selena Gomez no papel de Hannah e Logan Lerman de Percy Jackson e o Ladrão de raios está sendo cogitado para interpretar Clay.
Deixo vocês com essas capas de outros países do livro que eu também achei muito bonitas, principalmente a da Itália e Indonésia.

6 comentários:

  1. Nunca ouvi falar do livro, mas terror também não é muito minha praia quando se trata de literatura! Prefiro só filmes mesmo. Rsrs...

    Vinícius - Livros e Rabiscos

    ResponderExcluir
  2. -ui hein si nunca li um livro de terror que fosse tal catastrófico e lalala ... por isso eu não posso dizer que não gosto. Mas enfim não conhecia o livro e foi bom conhecer creio que é um bom livro ^^

    Leitor Compulsivo ((Clique no meu perfil para visitar meu blog, o BLOGGER está excluindo blogs que colocam link no comentário)

    ResponderExcluir
  3. Oi, gostaria de avisar que a URL do meu blog mudou! Passou de luenealves.blogspost.com para
    http://instituicaojovensprodigios.blogspot.com.br/

    Dê uma passada porque está rolando uma promoção!
    Beijos =D

    ResponderExcluir
  4. nunca li livro de terror sabe, até pq nao é minha praia

    ResponderExcluir
  5. Nossa..essas capas são de arrasar...
    não sabia da existência desse livro, mas quando vi a resenha dele aqui no blog fiquei muito curiosa.
    primeiro de tudo, gostei do nome, 13 é o meu número da sorte, e segundo, gostei bastante da história.
    Gosto muito de livros de terror, e esse livro já está na minha lista..
    Beijos
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Eu estou doida para ler esse livro, até agora não tinha lido nenhuma resenha dele, adoro suspense romance e muito emoção.
    Bjs

    http://ladyofthebooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir