sábado, 17 de novembro de 2012

Resenha: As vantagens de ser invisível por Stephen Chbosky

 

  • Livro: As vantagens de ser invisível
  • Autor: Stephen Chbosky
  • Selo: Editora Rocco Jovens Leitores
  • Ano de estréia: 2012
  • Páginas: 224
  • Assunto: Drama/Romance
  • Área principal: Ficção
  • ISNB: 9788532522337



Sinopse: Ao mesmo tempo engraçado e atordoante, o livro reúne as cartas de Charlie, um adolescente de quem pouco se sabe - a não ser pelo que ele conta ao amigo nessas correspondências -, que vive entre a apatia e o entusiasmo, tateando territórios inexplorados, encurralado entre o desejo de viver a própria vida e ao mesmo tempo fugir dela. As dificuldades do ambiente escolar, muitas vezes ameaçador, as descobertas dos primeiros encontros amorosos, os dramas familiares, as festas alucinantes e a eterna vontade de se sentir "infinito" ao lado dos amigos são temas que enchem de alegria e angústia a cabeça do protagonista em fase de amadurecimento. Stephen Chbosky capta com emoção esse vaivém dos sentidos e dos sentimentos e constrói uma narrativa vigorosa costurada pelas cartas de Charlie endereçadas a um amigo que não se sabe se real ou imaginário. Íntimas, hilariantes, às vezes devastadoras, as cartas mostram um jovem em confronto com a sua própria história presente e futura, ora como um personagem invisível à espreita por trás das cortinas, ora como o protagonista que tem que assumir seu papel no palco da vida. Um jovem que não se sabe quem é ou onde mora. Mas que poderia ser qualquer um, em qualquer lugar do mundo.


Minha opinião: E aí, galera. Hoje estou realmente animado porque vim aqui pra falar um pouco sobre As vantagens de ser invisível, do autor Stephen Chbosky. Bem, primeiramente quero agradecer à Rafaella Martucci pela indicação dessa maravilhosa obra desconhecida até certo tempo atrás. Valeu!
 E agora, o livro. Bem, na primeira vez que li As vantagens de ser invisível não me cativei tanto pela história, devo admitir. E quando li, a história era praticamente isolada da mídia e não tinha a imensa repercussão que a está dominando nesse momento. Preciso mencionar também que meu entusiasmo para o livro não era tão grande. Mas enfim, como mencionei logo acima, tecnicamente li a história de Stephen Chbosky apenas por indicação de uma amiga que, intimidades a parte, é uma fã declarada do livro. 
 Até aí tudo bem, a história era tecnicamente boa, mas da minha mente fugia o real significado que ela passava e, em certos pontos, declaro que 'boiei' na leitura, deixando o pensamento voar longe do conteúdo das linhas.
 No entanto, como uma bomba nuclear, devido a adaptação do filme que estava prestes a ser lançada, o livro explodiu! Todos tecnicamente já estavam comentando sobre As vantagens de ser invisível. Inclusive algumas pessoas mais chegadas à mim. E tudo o que minha mente questionava naquele momento era: Será que eu realmente compreendi o livro?
 E assim sendo, peguei-o emprestado mais uma vez da minha amiga e o li novamente com mais atenção e, cara, só aí percebi o tamanho do tesouro que o livro guardava!
 A história é muito boa, muito mesmo! Ela narra a história de Charlie, um garoto que passa despercebido na sociedade e que tem dificuldades para se enturmar. Mas isso têm um porém (que não irei revelar se não darei o maior spoiler e anunciarei o desfecho da história). No entanto, o livro foca mais nos momentos vivenciados por Charlie quando ele se torna amigo dos meio-irmãos Sam (uma garota a qual é esnobada a todo momento por seu namorado) e Patrick (um garoto que é gay assumido, que mantém uma relação escondida com outro garoto, o Brad, que tem medo de se manifestar e revelar sua opção sexual). E assim segue a história, com momentos glorificados e causas profundas do cotidiano que faz com que você se direcione à sua mente e se pergunte: O que é realmente importante na vida e quais são seus pontos principais? 



8 comentários:

  1. Meu, estou louco para ler este livro, como tenho uma lista grande de livros pra ler, ele vai esperar pelo menos uns 2 ou 3 livros, para poder chegar nele.
    Adorei a resenha, muito boa e esta de parabéns pelo blog.

    Estou te seguindo também, se der, segue o meu lá também.
    http://livronasmaos.blogspot.com.br/

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara, juro que você não vai se arrepender de ter lido. É muito foda o livro.
      Abraços!

      [Vítor Guimarães]

      Excluir
  2. Não sabia que o filme tinha um livro. Pensando bem, vou ler o livro primeiro pra depois ver o filme, rs. Adorei a resenha.
    http://leituramagnifica.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leia sim Ana Caroline. Apesar da adaptação ser muito boa! Mas recomendo que faça isso e leia o livro antes de ver o filme.
      Beijos!

      [Vítor Guimarães]

      Excluir
  3. Parece ser muito interessante mas minhas opiniões estão bem divididas ainda ,acho que preciso ler pra ter uma opinião formada, né? rsrs
    aaah, wake,fade e gone é realmente uma série beeeeem fininha :S não chega nem a 800 páginas, mas é uma boa experiência c:
    Obrigada *-*
    Um beeeijo!
    Pâm
    http://interruptedreamer.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se serve de apoio, o livro não é só bom, como também ótimo demais! Tenho certeza de que você não irá se arrepender dessa leitura kkk.
      Beijos.

      [Vítor Guimarães]

      Excluir
  4. Eu simplesmente amei, é um ótimo livro.
    Quero muito ver o filme.
    Beijos

    cocacolaecupcake.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente Bruna, é um livro muito foda! Um dos melhores do ano. E a adaptação do livro para realmente ficou muuuito boa, fielmente. Tenho certeza de que você irá gostar!
      Beijos!!!

      [Vítor Guimarães]

      Excluir