quinta-feira, 9 de agosto de 2012

Em chamas - Resenha.

Olá pessoal, aqui é o Fabricio e venho hoje postar a resenha do livro "Em chamas" segundo volume da tão famosa trilogia  "Jogos vorazes" escrita pela Suzanne Collins e lançada pela Rocco aqui no Brasil.
Atenção: essa resenha pode conter spoilers sobre o primeiro livro da trilogia. 
Tudo o que Katniss Everdeen e Peeta Mellark queriam eram viver em paz após a inusitada vitória deles na septuagésima quarta edição dos jogos vorazes.
Mas as coisas não são tão fáceis assim, Katniss está tendo que lidar com a pressão da turnê da vitória, uma turnê por todos os distritos onde os vencedores dos jogos são bajulados e tem que fingir um romance falso com Peeta apenas para agradar a perigosa capital.

O problema é que Peeta também acha que Katniss está apaixonada de verdade por ele, isso deixa não só Peeta mas até a própria Katniss confusa em relação aos seus sentimentos, Principalmente depois de ter rolado um beijo entre ela e Gale na floresta...

Mas isso não é a pior coisa que pode acontecer a Katniss, ela descobre que as suas atitudes nos últimos jogos criaram levantes em diversos distritos e o começo de uma rebelião contra a capital é iminente, esses acontecimentos levam até o próprio presidente Snow a ir até a casa de Katniss conversar sobre isso, Katniss criou uma fagulha que se não for apagada ira causar um incêndio enorme que poderá resultar numa guerra fatal.

Katniss irá aceitar as ordens do presidente Snow e da capital e continuará sendo uma refém dos jogos? Ou ela ira deixar essa fagulha acessa e criar uma rebelião contra a capital?

Então vamos a minha breve, porém sincera resenha, tenho que confessar que estou totalmente APAIXONADO por jogos vorazes, se lendo o primeiro livro eu já estava viciando imagine lendo o segundo. Acho que poucos livros conseguiram despertar tantas emoções dentro de mim, e esse foi um dos raros.
Me senti triste em determinadas partes, fiquei contente e fiquei com raiva, foi um misto de emoções que me fez perder o folego.

Suzanne Collins parece que conseguiu evoluir sua narrativa nessa bombástica continuação, se em jogos vorazes eu senti falta de alguns detalhes, em "Em chamas" tudo foi muito bem detalhado e eu fui transportado para a revolta dos distritos e para os perigos da arena.

Sim, Katniss volta para a arena e não, isso não é spoiler sendo que na ultima linha da sinopse do livro já revela isso, a arena dessa vez está mais perigosas, muitos dos tributos não estão morrendo assassinados pelos outros tributos e sim sendo mortos pelas próprias armadilhas dos idealizadores dos jogos.

Nesse livro aprendi odiar de verdade a capital, principalmente o hipócrita presidente Snow, ele trata os outros distritos com tanta indiferença que eu sentia vontade de estar no meio de algum levante só para socar a cara de alguns pacificadores e quem sabe até matar o presidente.

Nesse livro a verdadeira rebelião começa, acompanhamos a trajetória de Katniss se transformando no tordo para se revoltar contra a capital, o final foi surpreendente e de acordo com todas as resenhas que li, todo mundo achou isso, bem no último capitulo temos inúmeras surpresas e no final, última frase do livro vem a sentença final que faz você realmente querer derreter a capital com os olhos. A sorte é que já comprei o terceiro e último volume e já vou poder saber tudo o que vai acontecer com a minha querida Katniss.

9 comentários:

  1. já li o primeiro e o segundo e estou loooouca pelo terceeeiro! ainda mais quando escuto minhas amigas comentando de como é emocionante! não vejo a hora de lê-lo!
    Parabéns pelo blog :)

    2 Book Girls:
    2bookgirls.blogspot.com
    facebook.com/2bookgirls

    ResponderExcluir
  2. A resenha está otima Fabricio! Eu li jogos vorazes faz um tempo e me apaixonei *-* mas nn deu para continuar logo a leitura, mas ai não aguentei mais e comprei a trilogia (ja que o que eu tinha lido era emprestado), agora vou reler jogos vorazes e enfim continuar a trilogia, e to muito ansiosa!! e depois dessa resenha estou com mais vontade de ler!
    bjos

    leitorapaixonada19.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Olá Fabricio! A cada resenha lida dessa série,quero mais lê-la! A sua resenha ficou ótima,bom saber que o segundo livro esclarece muitos detalhes que no primeiro livro não mostra.

    strawberrydelivrosefilmes.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Ainda não li nenhum dos livros, embora já saiba praticamente toda a história, por ter lido muitas resenhas e algumas acabarem entregando alguns pontos dos livros.
    Ao que me parece os livros são muito bons e a Suzanne Collins parece ser uma grande escritora, mal posso esperar para ler os livros dela.
    Sua resenha ficou ótima, adorei o seu blog e vou passar por aqui mais vezes.

    http://livinhas-place.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Katniss está muiiiiito chata até a metade deste livro - que melhora muiiiiiiiiiiiiiiito quando voltam pra arena. Tenho lido a série aos poucos, com calma, e espero não me decepcionar com A Esperança. :)

    Beijocas!
    Juh Oliveto
    Livros & Bolinhos ~

    ResponderExcluir
  6. Olá
    Eu não consegui ler o primeiro quem dirá o segundo...não sei dizer o pq...só não consegui ter a atenção suficiente para passar do primeiro capitulo.
    Mas estou curiosa pra assitir o filme (que ainda não deu por falta de tempo).

    Abraços
    Viviane Martins
    Devoredores de Histórias
    Facebook Twitter

    ResponderExcluir
  7. Como prometido voltei (nem sei se você se lembra), enfim acabei de ler o segundo livro e sinto como a própria Katniss é tão burra em alguns pontos que tive vontade de entrar na cena e fazer a coisa certa, quando ela vê Beetee segurando a faca e automaticamente lembrei: a falha no campo de força (coisa que Katniss demorou muito para perceber), e no final do livro não me provocou nenhuma reação, nenhum sentimento, nada. E finalmente fiquei feliz: a revolução começou...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lembro sim kkkkkkk pois é, também perdi a paciência com a Katniss em alguns momentos, mas o personagem que eu odeio mesmo é o Peeta, ele sim é chato

      - Fabricio

      Excluir
  8. Olá! Gostei muito da resenha, pretendo ler o livro em breve :D Vi que você está lendo "Carrie, a estranha", você ta gostando? Porque comprei o livro, mas perdi o interesse em lê-lo, quem sabe sua opinião não muda minha ideia? Beijos e seguindo aqui!

    Fernanda.
    www.meianoiteequinze.com

    ResponderExcluir